Brasil realiza cerca de 1.5 milhão de procedimentos estéticos por ano, que geram aproximadamente R$ 48 bilhões, fonte Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP).
Janeiro é época de planejar a carreira e mapear as novas oportunidades profissionais de trabalho para 2024. Dentre as profissões em alta, atualmente, o mercado de estética facial e corporal vem ganhando destaque na estação de verão, pois o clima quente permite maior exposição dos corpos devido às altas temperaturas. Além do período do ano ser atrativo para a realização dos procedimentos estéticos outra vantagem que eles possibilitam é a redução de medidas sem intervenção cirúrgica, rejuvenescimento da pele e tratamento para a flacidez.
Porém, para atuar de forma competitiva e conquistar boas oportunidades de trabalho profissionais como médicos, dentistas, biomédicos, farmacêuticos e esteticistas precisam investir em capacitação de qualidade, com formação adequada de cursos de beleza e estética que entreguem as melhores experiência práticas e teóricas, aliadas às demandas de mercado cada vez mais exigente.
A Associação Brasileira de Indústria, Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC) informa que de 2018 a 2022 houve crescimento em torno de 560% em relação aos anos anteriores e isso implicou no número de profissionais da área que subiu de 72 para 480 mil no mesmo período.
Em Curitiba, o diretor da Faculdade Unifaz, Sidmarcio Ziroldo, especializada em cursos na área de estética facial e corporal explica que, "o mercado de trabalho está cada vez mais competitivo. Para atuar e se manter com um bom diferencial é preciso investir em conhecimento de qualidade, prestando serviço seguro e confiável para o paciente”. Segundo Ziroldo, “as pessoas pesquisam muito antes de escolher o profissional, a clínica ou o consultório para realizar os procedimentos. Além da pesquisa, a indicação boca a boca também é uma forte aliada nesse mercado em que reputação e imagem são bem importantes.
O diretor declara que “a Unifaz começou inicialmente com estética facial, sendo referência internacional em harmonização facial. Porém, com o crescimento do mercado ampliamos também para os atendimentos corporais, pois a procura cresceu e as pessoas desejam um atendimento completo. Nossa instituição realiza mais de dois mil procedimentos estéticos por mês. Esses pacientes são atendidos pelos alunos que vêm de todo Brasil e também de 11 países da América Latina para especializarem-se em estética avançada no nosso curso de Harmonização Facial e Corporal. Eles estão em busca de uma atuação profissional com ganhos melhores para elevar a renda de trabalho”, finaliza Ziroldo.
DA ACADEMIA PARA O MERCADO DE TRABALHO - Priscila Elicker realizou o curso de pós-graduação em Harmonização Facial na Unifaz e hoje trabalha na área como professora. “Há cinco anos estou realizando um sonho de atuar profissionalmente na área que tanto gosto. Após me especializar estou satisfeita em compartilhar conhecimento a contribuir para a formação de novos profissionais em uma instituição renomada, séria e experiente no segmento de estética”, comenta Priscila.
Comments